9° Ano (1° bimestre)
Conteúdos: conto, romance e período composto por subordinação.
Conto
O conto é um gênero textual literário e narrativo. Por apresentar um tamanho curto, contém poucos personagens, poucos espaços e um único enredo. Os contos, assim como todo gênero narrativo, apresentam os elementos P.E.N.T.E.:
Personagens
Enredo
Narrador
Tempo
Espaço
Abaixo está um resumo de cada item:
1. Personagens
O tipo de personagem depende das ações, mudanças e profundidade psicológica que são aplicadas a ele. Existem personagens planos, que nunca mudam e são superficiais, e personagens redondos, que tem profundidade psicológica e mudam ao longo da narrativa, num processo que ser chamado de "arco de personagem".
Protagonista: é o personagem principal. É ele que detém o "foco" da narrativa. A história acompanha suas ações e seus objetivos. Deve ser redondo.
Coadjuvante: é um personagem secundário, pode ser plano ou redondo. Auxilia o protagonista em seus objetivos e tende a ser superficial, não apresentar mudanças ao longo da narrativa.
Antagonista: é também um personagem secundário, mas este serve para contrapor o protagonista, sendo seu inverso, sendo a personificação do problema narrativo. É, em muitas narrativas, o "vilão". Nem todas as histórias tem um antagonista, muitas vezes esse papel é ocupado por uma situação ou problema que o protagonista precisa superar.
2. Enredo
O enredo é a estrutura da narrativa, ele é divido em: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.
2.1 introdução: são os primeiros capítulos da narrativa. Devem apresentar o espaço, o tempo e personagens de forma a integrar o leitor no texto. Não é aconselhável porém que isso seja feito de forma separada da história, como alguma lista. O ideal é que seja integrado na história de forma fluída, permitindo que o leitor vá sendo apresentado para esses elementos aos poucos. A introdução, para além disso, deve indicar o problema narrativo, o problema que o(s) protagonista(s) deve(m) superar ou resolver.
2.2 desenvolvimento: os capítulos seguintes devem demonstrar as tentativas dos personagens em resolver ou superar o problema narrativo apresentado na introdução.
2.3 clímax: o problema narrativo é elevado a sua máxima potência. A narrativa atinge o ponto de tensão em que não se pode mais esperar, o problema exige ser resolvido ou superado.
2.4 desfecho: enfim o problema narrativo é resolvido ou superado.
3. Narrador
O narrador é a voz que escreve a história, não deve ser confundido com o autor. O narrador exerce um papel importante na narrativa, é ele quem define o foco narrativo: o que contar, o que detalhar e o que ignorar.
3.1 narrador-personagem: é o narrador que narra uma história da qual ele participou, seja como protagonista ou não.
3.2 narrador-observador: narra apenas aquilo que observa, tendo sua visão limitada, não tem acesso a pensamentos ou emoções dos personagens.
3.3 narrador-onisciente: a onisciência é a habilidade de saber tudo. O narrador-onisciente narra além daquilo que observa, lê pensamentos e sabe de ações que os personagens tomaram quando estavam sozinhos.
4. Tempo
O tempo na narrativa pode ser desenvolvido de duas formas:
4.1 tempo cronológico: as horas, dias, meses ou anos dentro da narrativa são passadas de forma cronológica, ou seja, do passado para o futuro. Os eventos são narrados na sequência e ordem que aconteceram.
4.2 tempo não-cronológico: os eventos são narrados de forma a misturar eventos passados, presentes e futuros, os intercalando de forma a auxiliar a narrativa que está sendo contada. Por exemplo, uma história que começa em um assassinato e na sequência apresenta os fatores anteriores que levaram até o momento do crime.
4.3 tempo psicológico: os eventos são narrados segundo a percepção de um personagem. Pode ser um tempo corrido em um sonho, alucinação ou delírio. Como, por exemplo, em uma cena de lembrança, onde o tempo está passando apenas dentro da imaginação daquele personagem.
5. Espaço
O espaço na narrativa são os cenários onde a história acontece. O processo de criação desses cenários pelo narrador é chamado de ambientação. A ambientação pode ocorrer de três principais formas:
5.1 ambientação franca: é a forma mais simples de criação de cenários. O espaço é descrito como numa lista pelo narrador.
Ex.: A menina abriu a porta que dava para um quarto. O quarto era pequeno e continha apenas uma janela emperrada, um pequeno fio de luz batia na parede. Haviam quadros e cartazes de filmes antigos pendurados.
5.2 ambientação oblíqua: o termo "oblíquo" indica que houve uma alteração, uma ação para modificar a cena. Esse tipo de ambientação apresenta o cenário por meio da ação dos personagens. O espaço surge a medida em que os personagens interagem com eles.
Ex.: A menina abriu a porta e entrou num pequeno quarto. Tentou a abrir a única janela, mas estava emperrada. Um único fio de luz entrou e iluminou as paredes, onde ela pode perceber quadros e cartazes de filmes antigos pendurados.
5.3 ambientação reflexiva: esse tipo de ambientação é criada a partir da percepção de um personagem. O cenário existe para aquele personagem e depende somente dele para compreendermos, sendo o próprio narrador limitado a enxergá-lo. É muito comum em cenas onde temos um personagem em um estado mental alterado, em sonho ou alucinação, ou em uma cena escura onde vamos descobrindo o espaço conforme o próprio personagem o descobre. Esse tipo de ambientação depende exclusivamente da percepção do personagem que a enxerga.
Ex.: A menina abriu a porta e encontrou um quarto escuro. Forçou os olhos e pensou ter visto uma janela. Tateou as paredes e sentiu os quadros até alcançá-la. Não a abriu completamente, pois estava emperrada, mas pode conquistar um fio de luz e ver que o quarto estava repleto de quadros e cartazes de filmes antigos.
Indicação de leitura:
Clique aqui e você será redirecionado para a versão em .pdf do livro "Antes do baile verde" de Lygia Fagundes Telles. A obra é composta por uma coleção de contos, entre eles "A caçada", texto trabalhado em sala de aula.
Boa leitura!
Frase, oração e período
Os termos frase, oração e período são, geralmente, utilizados como sinônimos, entretanto, possuem diferenças conceituais.
FRASE: é todo enunciado com sentido completo. Pode ou não conter verbo ou locução verbal.
Ex.: Que festa animada!
ORAÇÃO: é todo enunciado que contém verbo ou locução verbal.
Ex.: Essa festa está animada!
PERÍODO: é todo enunciado composto por uma oração ou mais.
Ex.: Essa festa está animada, mas poderia estar mais.
Observação: Locução verbal é quando usamos dois verbos para expressar uma mesma ação. As locuções verbais sempre são construídas com um verbo conjugado seguido de um verbo no infinitivo (amar, correr, partir), no gerúndio (amando, correndo, partindo) ou no particípio (amado, corrido, partido).
Ex.: Locução com infinitivo - "Quero amar os animais".
Locução com gerúndio - "Estamos correndo juntos toda manhã".
Locução com particípio - "Isso já foi falado centenas de vezes".
Tipos de orações
A relação entre as orações pode se dar de duas formas: com ou sem dependência de sentido. Por exemplo, se temos duas orações, ou seja, dois enunciados com verbo ou locução verbal em um mesmo período, as duas poderão ter uma relação de coordenação ou de subordinação.
Orações coordenadas: as orações não dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando sozinhas, podemos compreender a ação sem necessidade de recorrer a outra para completar o sentido.
Ex.: Fomos ao congresso e apresentamos o artigo.
1° oração: Fomos ao congresso.
2° oração: e apresentamos o artigo.
Perceba como sozinhas as orações já apresentam uma informação completa. Portanto, trabalham coordenadas, sem dependerem uma da outra.
Orações subordinadas: as orações dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando sozinhas, não podemos as compreender completamente. Precisamos recorrer a segunda oração para completar o sentido.
Ex.: É possível que Juliana não faça a prova.
1° oração: É possível.
2° oração: que Juliana não faça a prova.
Perceba como sozinhas as orações não estão completas, não expressam a informação por completo. Observe a oração principal: "É possível." O que é possível? A conclusão dessa informação só pode ser lida na segunda oração: "que Juliana não faça a prova." Nesse caso temos uma relação de subordinação.
Tipos de período
Período simples: também chamado de "absoluto", o período simples apresenta somente 1 oração. Ou seja, contém apenas um verbo ou uma locução verbal.
Ex.: Visitamos o museu histórico nas férias.
Período composto: o período composto apresenta mais de uma oração. Caso suas orações sejam coordenadas, nós o chamamos de "período composto por coordenação", se suas orações forem subordinadas, nós o chamamos de "período composto por subordinação".
Ex.: Visitamos o museu histórico nas férias e vimos fósseis de dinossauros.
Orações subordinadas
bem interessante
ResponderExcluirAchei ótimo, professor! Parece que lendo no blog eu entendo melhor do que no meu caderno.
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