8 ano (Mourisco) 2 Bimestre

Conteúdos: Notícia, vozes verbais e orações coordenadas.


Gênero textual: Notícia

Notícia é um gênero textual jornalístico e descritivo que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.

Trata-se de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

As notícias podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando tempo, espaço e as personagens envolvidas.

Características da notícia

As principais características do gênero textual notícia são:

  • Texto de cunho informativo
  • Textos descritivos e/ou narrativos
  • Textos relativamente curtos
  • Veiculado nos meios de comunicação
  • Linguagem formal, clara e objetiva
  • Textos com títulos (principal e auxiliar)
  • Textos em terceira pessoa (impessoais)
  • Discurso indireto
  • Fatos reais, atuais e cotidianos

Estrutura

Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:

Título principal e título auxiliar

A notícia é formada por dois títulos.

O título principal, também chamado de Manchete, sintetiza o tema que será abordado. O outro título, um pouco maior, auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado.

Exemplo:

Centro Cultural de Taubaté abre mais de 100 vagas para oficinas culturais gratuitas

As inscrições começam nesta segunda-feira (1º) e vão até o dia 12 de julho.

Por g1 Vale do Paraíba e região

30/06/2024 14h30  Atualizado há 10 meses

Lide

Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia. Trata-se do primeiro parágrafo, que responderá as perguntas: O Quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia.

Exemplo:

O Centro Cultural Toninho Mendes, de Taubaté, está com 117 vagas abertas para oficinas culturais gratuitas. Ao todo são 8 cursos diferentes com oportunidades disponíveis. As inscrições começam nesta segunda-feira (1) e vão até o dia 12 de julho. Os interessados podem escolher entre os cursos de teatro, teoria musical, canto coral, flauta transversal, piano, violão iniciante, violão com experiência e violino. Os cursos contam com turmas de manhã, à tarde e à noite.

Corpo da notícia

No corpo da notícia, a notícia será apresentada com descrições mais detalhadas.

Exemplo:

Cada curso tem especificações como faixa etária, dia e hora, devendo 80% das vagas de cada curso ser preenchidas por moradores de Taubaté. As aulas serão ofertadas de acordo com as faixas etárias nas especificações de cada oficina. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição, mas haverá lista de espera. Os interessados que ficarem na lista de espera podem ser chamados ainda no segundo semestre. As inscrições devem ser feitas pelo site.

Para se inscrever é necessário preencher a ficha on-line, anexar cópia legível do RG e CPF (frente e verso) e comprovante de residência. Os menores de 18 anos, além de anexar a documentação pessoal, devem anexar também o RG e CPF dos responsáveis legais.

A lista final com as inscrições aprovadas e a lista de espera serão divulgadas no dia 19 de julho. As aulas começam no dia 25 de julho.


Diferença entre notícia e reportagem

Ainda que a notícia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida em que a notícia é um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, o que é característico das reportagens.

Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.

Vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual, de modo inteiramente informativo. Enquanto isso, a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade, apresentando as opiniões do autor.

Vozes verbais:

    As vozes verbais, ou vozes do verbo, são a forma como os verbos se apresentam na oração a fim de determinar se o sujeito pratica ou recebe a ação. Elas podem ser de três tipos: ativapassiva ou reflexiva.

Voz ativaSujeito é o agente da ação.Exemplo: Vi a professora.
Voz passivaSujeito sofre a ação.Exemplo: A professora foi vista.
Voz reflexivaSujeito pratica e sofre a ação.Exemplo: Vi-me ao espelho.

Voz ativa

Na voz ativa o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação.

Exemplos:

  • Bia tomou o café da manhã logo cedo.
  • Aspiramos a casa toda.
  • Já fiz o trabalho.

Voz passiva

Na voz passiva o sujeito é paciente e, assim, não pratica, mas recebe a ação.

Exemplos:

  • A vítima foi vista ontem à noite.
  • Aumentou-se a vigilância desde ontem.
  • Os pais foram chamados pela diretora.

A voz passiva pode ser analítica ou sintética.

Formação da voz passiva analítica

A voz passiva analítica é formada por:

Sujeito paciente + verbo auxiliar (ser, estar, ficar, entre outros) + verbo principal da ação no particípio + agente da passiva.

Exemplos:

  • O café da manhã foi tomado por Bia logo cedo.
  • A casa toda foi aspirada por nós.
  • O trabalho foi feito por mim.

Formação da voz passiva sintética

A voz passiva sintética, também chamada de voz passiva pronominal (devido ao uso do pronome se), é formada por:

Verbo transitivo conjugado na 3.ª pessoa (no singular ou no plural) + pronome apassivador "se" + sujeito paciente.

Exemplos:

  • Tomou-se o café da manhã logo cedo.
  • Aspirou-se a casa toda.
  • Já se fez o trabalho.

Voz reflexiva

Na voz reflexiva o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo, uma vez que ele pratica e recebe a ação.

Exemplos:

  • A velhinha sempre se penteia antes de sair.
  • Eu me cortei hoje quando estava cozinhando.
  • O atleta feriu-se na quadra.

Formação da voz reflexiva

A voz reflexiva é formada por:

Verbo na voz ativa + pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos), que serve de objeto direto ou, por vezes, de objeto indireto, e representa a mesma pessoa que o sujeito.

Exemplos:

  • Atropelou-se em suas próprias palavras.
  • Machucou-se todo naquele jogo de futebol.
  • Olhei-me ao espelho.

Voz reflexiva recíproca

A voz reflexiva também pode ser recíproca. Isso acontece quando o verbo reflexivo indica reciprocidade, ou seja, quando dois ou mais sujeitos praticam a ação, ao mesmo tempo que também são pacientes.

Exemplos:

  • Eu, meus irmãos e meus primos damo-nos bastante bem.
  • Aqui, os dias passam-se com muitas novidades.
  • Sofia e Lucas amam-se.

Tipos de orações 

    A relação entre as orações pode se dar de duas formas: com ou sem dependência de sentido. Por exemplo, se temos duas orações, ou seja, dois enunciados com verbo ou locução verbal em um mesmo período, as duas poderão ter uma relação de coordenação ou de subordinação.

    Orações coordenadas: as orações não dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando sozinhas, podemos compreender a ação sem necessidade de recorrer a outra para completar o sentido.

    Ex.: Fomos ao congresso e apresentamos o artigo.

    1° oração: Fomos ao congresso.

    2° oração: apresentamos o artigo.

    Perceba como sozinhas as orações já apresentam uma informação completa. Portanto, trabalham coordenadas, sem dependerem uma da outra.


    Orações subordinadas: as orações dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando sozinhas, não podemos as compreender completamente. Precisamos recorrer a segunda oração para completar o sentido.

     Ex.: É possível que Juliana não faça a prova.

    1° oração: É possível.

    2° oração: que Juliana não faça a prova.

    Perceba como sozinhas as orações não estão completas, não expressam a informação por completo. Observe a oração principal: "É possível." O que é possível? A conclusão dessa informação só pode ser lida na segunda oração: "que Juliana não faça a prova." Nesse caso temos uma relação de subordinação.


Tipos de período

Período simples: também chamado de "absoluto", o período simples apresenta somente 1 oração. Ou seja, contém apenas um verbo ou uma locução verbal.

    Ex.: Visitamos o museu histórico nas férias.

Período composto: o período composto apresenta mais de uma oração. Caso suas orações sejam coordenadas, nós o chamamos de "período composto por coordenação", se suas orações forem subordinadas, nós o chamamos de "período composto por subordinação".

    Ex.: Visitamos o museu histórico nas férias e vimos fósseis de dinossauros. 


Período composto por coordenação 
Orações coordenadas sindéticas

    O período composto por orações coordenadas sintéticas é aquele em que as orações são conectadas por conjunções coordenativas. As conjunções coordenativas podem ser:

Aditivas: E, nem, não só...mas também, não só... como também.

As conjunções aditivas exprimem soma, adição de pensamentos.

Adversativas: Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante.

As conjunções adversativas exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos.

Alternativas: Ou, Ou... ou, já... já, ora... ora, quer... quer, seja... seja.

As conjunções alternativas exprimem escolha de pensamentos.

Conclusivas: Logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim.

As conjunções conclusivas exprimem conclusão de pensamento.

Explicativas: Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.

As conjunções explicativas exprimem razão, motivo.

    As orações coordenadas sindéticas recebem o nome de acordo com o tipo de conjunção coordenativa utilizada, podendo ser:


Orações coordenadas sindéticas aditivas:

• Ana não fala nem ouve.

• Na festa, comeu e bebeu à vontade.

• Trabalha muito, mas também se diverte.


Orações coordenadas sindéticas adversativas:

• Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.

• Telefonei, mas ninguém atendeu.

• Tentou falar, contudo ele não quis ouvir.


Orações coordenadas sindéticas alternativas:

• Ou você vem conosco ou você não vai.

• Não viu ou fingiu que não viu.

• Ora ria, ora chorava.


Orações coordenadas sindéticas conclusivas:

• Chove bastante, portanto a colheita está garantida.

• Consegui falar com ele, pois esperei à sua porta.

• Almoçarei antes de sair, logo não ficarei com fome.


Orações coordenadas sindéticas explicativas:

• Não choveu, porque nada está molhado.

• Vem aqui, pois preciso falar com você.

• A avó disse para não comer bolo quente, que dava dor de barriga.


Orações coordenadas assindéticas 

O período composto por orações coordenadas sindéticas não possui suas orações conectadas por conjunções ou outro tipo de conectivos. No geral, as orações são separadas somente por vírgulas:

Exemplos:

• Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos.

• Pegou a chave, abriu a porta, suspirou fundo.

• Não tem vontade de comer, estudar, sair.


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