9 ano (Teixeira) 2 bimestre

Conteúdos: Resenha e resumo, colocação pronominal.


Gênero textual: resenha

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião.

As resenhas são textos lidos por pessoas que desejam obter informações sobre um conteúdo, como o que ele aborda ou se é bem avaliado pela crítica.

Elas podem influenciar a decisão do leitor em escolher entre ler um livro ou outro, assim como do espectador em assistir a um filme específico, portanto, as resenhas ajudam as pessoas a decidirem se consomem ou não determinado conteúdo cultural.

A resenha não é um resumo. Resumo é um texto que tentar reduzir, ao máximo, o que está escrito numa obra. O resumo é uma apresentação fiel do texto, portanto, não pode ser opinativo.


Características:

• as resenhas são textos descritivos, ou seja, o resenhista descreve o texto com suas palavras, oferecendo um apanhado da obra;

• as resenhas podem ser opinativas;

• as resenhas são breves.


Estrutura da resenha

Como qualquer gênero textual, a resenha tem um padrão que permite que ela seja identificada dessa forma:

1. Bibliografia da obra resenhada, de acordo com as normas da ABNT;

2. Identificação do resenhista, que pode conter apenas o seu nome, ou ser mais completo e contemplar também profissão/título;

3. Texto da resenha contínuo, ou seja, sem quebras de subtítulos. Esse texto deve ser organizado em introdução, desenvolvimento e conclusão, o que pode ser feito da seguinte forma:

3.1. Introdução da resenha - informações sobre o autor da obra, tais como formação, local e tempo onde viveu e outras obras que escreveu, bem como informação acerca do tema e do gênero da obra, como é feita a sua abordagem e qual a intenção do autor.

3.2. Desenvolvimento da resenha - informar como a obra é organizada em termos de texto e de imagem, a que leitor ou espectador ela se destina.

3.3. Conclusão da resenha - informar se o tema é fácil de entender, se a obra é interessante e se destaca dentro do seu gênero, comparar com outras obras do mesmo autor.


Diferença entre resenha e resumo

A diferença entre resumo e resenha é que o resumo descreve os acontecimentos de um texto ou filme de forma breve, ou seja, sem detalhes. A resenha, por sua vez, relata sobre o assunto de que o texto ou filme aborda, sem descrever os acontecimentos.

Isso quer dizer que o resumo é uma apresentação breve e fiel ao texto. Assim, quem o escreve não acrescenta nada novo, bem como não opina acerca do seu conteúdo.

A resenha não se resume a descrever o conteúdo de forma resumida. Seu objetivo é apresentar a proposta do texto ao leitor com a intenção de influenciar a sua escolha.


Resumo de Texto

O resumo de texto é um mecanismo em que se aponta somente as ideias principais de um texto fonte, de forma que é produzido um novo texto, no entanto, de maneira resumida, abreviada ou sintetizada.

Em outras palavras, o resumo é a compilação de informações mais relevantes de um texto original e não uma cópia.

Podemos fazer o resumo de um livro, capítulo, conto, artigo, dentre outros. Alguns especialistas apontam que o resumo deve conter pelo menos 30% do documento original, ou seja, se um texto apresenta 10 páginas, o resumo deverá conter 3 laudas.

Sem que notemos, utilizamos o resumo de diversas maneiras no dia a dia. Isso acontece, sobretudo, na linguagem informal, quando contamos um fato para os amigos, um filme que passou na televisão, o capítulo da novela ou do seriado, a aula em que não estivemos ou um livro que lemos e queremos indicar.


Como fazer um bom resumo de texto?

Pode parecer tarefa fácil, mas muitas vezes sintetizar algo pode ser trabalhoso e requer algumas técnicas importantes, embora a técnica mais eficiente seja a prática.

Note que o resumo de texto auxilia muito na aprendizagem para facilitar na memorização, compreensão e interpretação, e não pode ser um texto muito longo; tem que ser menos extenso que o original.

Entretanto, tome cuidado, pois geralmente no resumo não devemos acrescentar ideias novas, ou seja, expressar opiniões ou fazer comentários pessoais sobre o assunto tratado.

Esse tipo de apreciação é feita nas resenhas críticas, também chamado de resumo crítico.

Além disso, convém não copiar trechos ou frases do texto original. Portanto, tenha autonomia para escrever com suas próprias palavras.

De tal maneira, o resumo deve ter uma boa clareza de ideias, ou seja, uma pessoa que não tenha lido o texto original deverá compreender na totalidade o que foi lido.


Colocação Pronominal












A colocação pronominal indica a posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise.

Antes de entender como cada um dos casos deve ser usado, a primeira regra é: a colocação pronominal é feita com base em prioridades. O caso que tem mais prioridade é a próclise, e se nenhuma das situações satisfizer o seu uso, é utilizada a ênclise. Lembrando que a mesóclise somente é utilizada com verbos no futuro do presente e no futuro do pretérito.


Próclise

Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:


1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:


Não o quero aqui.

Nunca o vi assim.

2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):


Foi ela que o fez.

Alguns lhes deram maus conselhos.

Isso me lembra algo.

3. Advérbios ou locuções adverbiais:


Ontem me disseram que havia greve hoje.

Às vezes nos deixa falando sozinhos.

4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:


Oxalá me dês a boa notícia.

Deus nos dê forças.

5. Conjunções subordinativas:


Embora se sentisse melhor, saiu.

Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

6. Palavras interrogativas no início das orações:


Quando te deram a notícia?

Quem te presenteou?


Mesóclise

Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:


Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei)

Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia)


Ênclise

Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:


1. Verbos no imperativo afirmativo:


Depois de terminar, chamem-nos.

Para começar, joguem-lhes a bola!

2. Verbos no infinitivo impessoal:


Gostaria de pentear-te a minha maneira.

O seu maior sonho é casar-se.

3. Verbos no início das orações:


Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo.

Surpreendi-me com o café da manhã.




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